Turismo com crianças em destinos brasileiros se intensifica. Produtos do gênero serão apresentados na 20ª edição da BNT
Se os pequenos já influenciam na decisão dos pais na hora de comprar produtos e contratar serviços, eles também são considerados fundamentais na escolha do destino das férias e das viagens. A grande preferência é por lugares com piscinas e praias além de parques e atrativos temáticos.
Diante deste cenário um nicho de turismo tem despontado nos últimos tempos: turismo para famílias com crianças de até 12 anos.
Cada vez mais os destinos e empresas do gênero vêm intensificando investimentos em divulgação – como produção de guias e roteiros – além da participação de eventos relacionados direta ou indiretamente a esse público.
É o caso da 20ª edição da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul que – entre as mais de 400 empresas expositoras – apresentará inúmeras opções de produtos e serviços com foco em famílias. O evento, considerado um dos mais completos do gênero da América Latina, trará mais de 5 mil agentes e operadores de todo o Mercosul interessados em conhecer as novidades turísticas e realizarem negócios para as vendas ao público final por meio de pacotes. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de maio de 2014. Por mais um ano será realizado no Castelo das Nações do Beto Carrero World, um dos principais atrativos do país quando o assunto é crianças.
“Para as crianças o Beto Carrero é um ícone nacional, embora também existam atrativos para pessoas de diversas faixas etárias, como é o caso dos brinquedos radicas para jovens, áreas inteiras destinadas aos pequenos, 6 incríveis shows ao vivo e um zoológico com mais de 1.000 animais, atrações para toda a família”, comenta Geninho Goes, organizador da BNT Mercosul que também é diretor comercial e de marketing do Beto Carrero World.
Turismo em família cresce nos últimos anos
Em busca de uma viagem tranquila e prazerosa muitos preferem recorrer às agências especializadas a contratar os serviços por conta própria. Além de facilitar no planejamento do passeio, empresas garantem importante ajuda extra na hora de escolher o lugar e os atrativos ideais.
“Nosso maior nicho são as famílias, e por isso, desde 2011 temos procurado diversificar nossos produtos voltados para esse público. Abrimos dois novos departamentos – cruzeiros e produtos nacionais – voltados para o turismo de famílias e já sentimos um aumento de 19% nas vendas desde então”, comenta o diretor financeiro da operadora Uneworld Fabian Saraiva.
Quando o assunto é hospedagem os resorts têm sido os preferidos por esse público por reunirem entretenimento, segurança, opções para descanso dos pais e diversão para os filhos. Segundo a pesquisa “Resort no Brasil” realizada pela BSH Internacional no ano passado, 40,7% do público dos resorts são famílias com crianças.
“Temos notado que a opinião e o desejo da criança é cada vez mais um fator decisivo para a escolha do resort, o que faz com que os empreendimentos invistam mais em programações especialmente dedicadas a este público,” explica o diretor executivo da Resorts Brasil Ricardo Domingues.
Em anos que há maior número de feriados prolongados, se intensificam as viagens e principalmente as ocupações. Em 2012, com 16 dias de feriados, o mercado atingiu o ápice segundo informações da Resorts Brasil. Só em novembro daquele ano houve um aumento de 7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados de 2013 estão em fase final de apuração, mas – mesmo sem muitos feriados - o bom desempenho se manteve segundo Domingues.
“Em 2013 conseguimos manter um bom resultado do segmento como um todo, incluindo as viagens com crianças. Entendemos que os resorts têm potencial para atingir em 2014 resultados semelhantes e até mesmo superiores aos do ano passado”, diz Domingues.
Turismo doméstico e viagens de carro estão em alta no Brasil
Em 2014 os brasileiros pretendem viajar mais e seu principal destino será o próprio Brasil. Estudo divulgado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas traz dados relevantes para o turismo doméstico. Dos entrevistados que manifestaram intenção de viagem, 67,5% pretendem conhecer o próprio país, e apenas 27,4% deve viajar para o exterior nos próximos meses.
“Cada vez mais aqueles que nunca tinham viajado começam a viajar. Portanto nós estamos com o mercado interno aquecido com a intenção de viagem muito forte por parte daqueles que entraram agora no consumo do turismo”, declarou em nota o ministro do Turismo Gastão Vieira.
Em pesquisa divulgada em outubro do ano passado também pelo Ministério do Turismo, o meio de transporte que mais cresceu para deslocamentos em viagem foi o automóvel de 27,7% para 29,7%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário