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11 de fevereiro de 2014

Sistema de refrigeração sustentável se torna opção para enfrentar onda de calor em colégios

Clima agradável favorece bom desempenho do aluno, afirma especialista

No que depender dos meses de janeiro e fevereiro, 2014 promete ser um dos anos mais quentes já registrados na história. Com esse clima, nem mesmo o tradicional ar-condicionado é capaz de resfriar os ambientes e fica quase impossível reunir um grande número de pessoas em um mesmo local e não se sentir incomodado. Como alternativa ao tradicional equipamento, um colégio de Campinas - SP aposta em um novo sistema de refrigeração sustentável para manter uma temperatura agradável nas salas de aula.

Segundo o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, a medida de substituir o ar condicionado foi necessária devido ao calor intenso dos últimos anos: “Janeiro e fevereiro sempre foram meses quentes, mas de uns anos pra cá, o calor se intensificou e um simples ar-condicionado passou a não dar conta de refrigerar a sala de aula com muitas pessoas dentro”

O sistema de refrigeração sustentável em questão é formado por um ventilador que aspira ar externo através de um painel evaporativo especial que libera umidade continuamente por uma pequena bomba. O aparelho garante um ar mais limpo, úmido e resfriado em até 12°C abaixo da temperatura do ar externo.

Ainda de acordo com Tasinafo, o novo sistema possibilitou que os alunos se sentissem ainda mais confortáveis dentro da sala de aula: “Para o aluno render o esperado, ele precisa se sentir bem dentro da sala de aula, gostar de estar alí. Muito calor ou frio pode ser um fator distrativo e determinante no desempenho deles”, completou o diretor.

Pesquisas do Instituto Nacional de Meteorologia indicam que as temperaturas desse ano podem superar 2013, considerado o sexto mais quente desde que foi iniciado as medições, em 1943.

“Calor apenas do lado de fora”
Segundo os irmãos Amanda e Felippe Talli, do 5° e 7° ano, respectivamente, a forte onda de calor só está sendo sentida fora da sala de aula: “A gente sente as altas temperaturas apenas quando terminam as aulas, na hora de voltar pra casa ou durante os intervalos, porque dentro da sala de aula está sempre gostoso”, afima Amanda.

Felippe afirma que manter as salas de aula refrigeradas motiva os alunos a permanecerem no espaço destinado ao estudo: “Como está muito quente, prefiro ficar dentro da sala, que é mais fresco. Inclusive nos intervalos, tem colegas que preferem nem sair”, afirma.

Outro ponto importante é a economia que sistema fornece: Os custos de instalação e operação são uma fração dos custos de sistemas de ar condicionado convencionais. Comparado ao ar condicionado equivalente, a economia de energia é de 90 a 95%.

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