Total de visualizações de página

8 de abril de 2014

Câncer de laringe: Brasil tem alto índice de mortalidade

Se diagnosticado precocemente, chance de cura pode ser de 90%

16 de abril é o Dia Mundial da Voz. Portanto, é tempo de cuidar da mais importante ferramenta de comunicação do corpo humano. Nesta data, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz, ABLV, lança a 16ª Campanha Nacional da Voz, que promove uma série de ações educacionais e preventivas para reduzir a incidência de câncer de laringe.

De acordo com o INCA, atualmente o Brasil é o segundo país com mais mortes registradas da doença, atrás da Espanha. Somente em 2011, esse tipo de câncer fez 3.889 vítimas. As estimativas do Instituto apontam que em 2014 7.640 novos casos serão detectados, sendo 6.870 em homens e 770 em mulheres.

“O tumor de laringe afeta principalmente o sexo masculino, já que sua incidência está altamente associada ao consumo do tabaco com bebida alcóolica. Quem fuma e bebe tem 43 vezes mais chances de desenvolver a doença”, comenta o Dr. Antonio Lobo, médico otorrinolaringologista e presidente da ABLV.

Para o especialista, o paciente deve ficar atento se detectar uma rouquidão sem motivo aparente por mais de duas semanas. “A perda da voz, sem relação com gripe ou esforço vocal, é motivo de preocupação. Somente o otorrinolaringologista pode realizar os exames que determinam a ocorrência do tumor”, explica. O médico ressalta ainda que a doença tem cerca de 90% de cura se for descoberta rapidamente.

Ação especial: Campanha da Voz
A partir de 12 de abril, a cidade de São Paulo recebe uma superestrutura inflável em formato de boca gigante para informar a população, de forma didática e divertida, sobre os cuidados com a voz e a prevenção das principais doenças no aparelho vocal. A ação, que faz parte das comemorações do Dia Mundial da Voz, é uma iniciativa da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

A 16ª Campanha da Voz ocorrerá nos dias 12, 13 e 16 de abril no Parque do Povo. Na ocasião, o público poderá entrar na estrutura e visualizar os principais elementos da boca e laringe, como dentes, língua, amígdalas, úvula e cordas vocais. O interior do inflável conta ainda com dicas, curiosidades e vídeos educativos que explicam, de forma interativa, o funcionamento do aparelho fonador, como a voz é produzida, quais são as principais doenças que afetam o sistema vocal e como preveni-las.

Nenhum comentário: