Segundo levantamento realizado pela Serasa Experian, a inadimplência do consumidor teve alta de 3,7% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior. Após registrar quatro quedas consecutivas, o indicador aponta nova alta. No acumulado do ano, entretanto, o índice caiu 0,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Segundo economistas responsáveis pelo estudo, a alta da inadimplência do consumidor neste mês se deve a fatores sazonais e não pode ser interpretada como reversão de tendência do atual momento de recuo dos níveis de inadimplência dos consumidores.
As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) puxaram a alta da inadimplência em outubro, com variação positiva de 5,1% e contribuição de 2,2 p.p. A inadimplência com os bancos, os títulos protestados e os cheques sem fundos também colaboraram para o crescimento do índice, com variações positivas de 0,9%, 16,8% e 10,6% e contribuições de 0,4 p.p., 0,2 p.p., e 0,8 p.p., respectivamente.
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