Já é sabido por muitas pessoas que comer fora de casa aumenta os riscos de contaminação por verminoses. Por isso, faz-se importante conhecer as causas que envolvem o problema. A ingestão de alimentos mal higienizados e crus é a principal fonte de contaminação por vermes. Normalmente, a pessoa contaminada apresenta sintomas como cólicas abdominais e diarreia.
De acordo com a clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Raquel Brito, é essencial que se redobre a atenção na hora da refeição feita fora de casa. “Escolha verduras e legumes cozidos e carnes bem passadas, pois o calor destrói os vermes e seus ovos. Além disso, observe a higiene do ambiente e o cuidado dos funcionários no manuseio dos produtos”, diz.
A especialista ressalta a importância de se fazer exames de fezes periódicos que identificam a presença de ovos e/ou parasitas de grande parte das verminoses que atingem os adultos. As mais frequentes são ascaridíase (lombriga), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase, ancilostomíase (amarelão) e giardíase.
O tratamento para eliminar a verminose é medicamentoso. “Se não for possível passar por exames regulares, pode-se ingerir as medicações uma vez por ano, de forma preventiva e sempre com orientação médica”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário