Imagem: sxc.hu
A Santa Casa de São Paulo, por meio da Organização Social de Saúde (OSS) Microrregião Jaçanã/Tremembé (MRJT), realiza no dia 28 de novembro, à partir das 9h, no Clube Guapira, o Move Fest 2013, com a participação de cerca de 500 crianças de escolas públicas da região Norte de São Paulo. Ao todo serão 11 escolas que apresentarão coreografias ao ritmo de muita música para celebrar o combate a obesidade infantil.
O Move foi baseado nos conceitos defendidos pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), onde cabe à escola estimular estilos de vida saudáveis em toda sua comunidade. Criado em outubro de 2011, o projeto atinge aproximadamente 2.000 jovens de 11 a 15 anos mensalmente. A ideia é que o programa incentive as crianças a praticarem exercícios e, consequentemente, combater a obesidade, doença cada vez mais presente na realidade dos brasileiros.
O problema é tão sério que em agosto deste ano o Ministério da Saúde divulgou dados sobre a doença no Brasil. Segundo o Ministério, 51% da população brasileira está acima do peso e, deste montante, 17% são obesos. Os números apontam crescimento do problema no país, isto porque em 2006, 43% da população era considerada acima do peso ideal. O estudo também revelou que por esta média, o Brasil teve crescimento de obesos de pouco mais de 1% ao ano. Se seguir neste ritmo, o país poderá ter em 2023 quase 60% de sua população acima do peso.
Uma das chaves para sanar este problema é a educação infantil. O início da vida é fundamental para que a criança desenvolva uma boa cultura alimentar e física, e é na escola que este conceito é aprendido. O Move é um projeto que envolve não só a criança, mas os amigos, familiares e a comunidade que a cerca. "Alcançamos um importante impacto na região, sendo uma ferramenta permanente de combate à obesidade e ao sedentarismo na infância e adolescência, com o foco em uma sociedade mais saudável e menos violenta", diz a Dra. Maria Luisa Brenha Ribeiro, coordenadora médica da MRJT.
O Move possui uma equipe multidisciplinar com nutricionista, professor de educação física, médico, entre outros, que vai até as escolas e explica os males da obesidade, como iniciar e manter uma alimentação balanceada, as vantagens de fazer exercícios físicos regularmente, como envolver a família e aplicar a dieta em casa, entre outras orientações.
A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), ressalta que há erros que os pais devem evitar na relação com os filhos. Segundo a instituição, não dizer sempre sim para os pedidos das crianças é um grande passo para educá-las bem. Assim como oferecer comida como recompensa é um dos grandes erros dos pais brasileiros. Além deste erro comum, dar lanches fora de hora, brincar durante a refeição e ceder ao primeiro "não gosto disso" também são consideradas atitudes que devem ser evitadas pelos pais. de possuir laboratórios próprios e excelentes serviços de Diagnóstico por Imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário