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21 de novembro de 2013

Mensalão deverá alterar estratégias para campanha eleitoral de Dilma, afirma especialista

Para Roberto Gondo, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mensalão impactará a imagem da presidente Dilma e terá efeitos no desdobramento no cenário político. 

Imagem: sxc.hu
Um dos pontos que deverá ser bem analisado pelos dirigentes do Partidos dos Trabalhadores para os próximos meses que antecedem ao período eleitoral é a forma de conduzir a construção da imagem presidencial de Dilma, visando sua reeleição em 2014. 

Segundo Gondo, a condenação dos réus do mensalão pelo STF permitiu um fortalecimento de argumentos da oposição, já que alguns dos acusados não são empresários desconhecidos ou políticos brasileiros de baixa patente e representatividade. "Alguns dos envolvidos, como Delúbio Soares, José Dirceu e Genuíno ainda estão diretamente ligados com a imagem de Lula e seu período de governo."

Ele lembra que o processo técnico do mensalão não é um assunto de fácil compreensão da população brasileira, em sua proporção predominante, todavia o desfecho de condenação é algo mais factual e simples de compreender, no sentido de incorporar as ações de corrupção ao período de governo de Lula. "O ponto crucial de Dilma é se terá em 2014 o seu cabo eleitoral mais famoso podendo percorrer o país utilizando bordões populares e indagando um tom de perfeição nas atuações do PT em todas as esferas nacionais, principalmente na federal", analisa. 

Com Lula afastado dos holofotes em uma possível decisão estratégica, resta analisar se os estrategistas de campanha encontrarão carisma suficiente para potencializar Dilma em voo praticamente solo para conquistar mais quatro anos de governo.

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