Total de visualizações de página

6 de março de 2014

Ondas de frio provocarão maior variação de temperatura entre o Sul e Sudeste nos próximos 15 dias

As madrugadas terão mínimas entre 9°C e 15°C no Sul do país

O mês começou com a passagem de uma frente fria pelo país e essa situação será frequente nas próximas duas semanas, depois desse sistema, sempre entra uma onda de frio no Sul e Sudeste, o que vai provocar uma grande variação de temperatura nas duas regiões, na primeira quinzena de março. Expectativa de noites e madrugadas frias a partir de hoje com mínimas entre 9°C e 15°C em boa parte do interior da região Sul. Já entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, as máximas que ficaram mais baixas até domingo.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, as baixas temperaturas noturnas do Sul prosseguirão até o domingo, dia 9 de março. Já as máximas ficarão mais baixas ao longo da costa da região, com valores entre 21°C e 27°C e mais elevadas no interior com termômetros em torno dos 30°C. “No início da próxima semana, a mínima e a máxima ficam bem mais elevadas, mas a partir de meados da semana que vem, a temperatura da tarde voltará a cair pelo retorno da chuva”, explica Oliveira.

No Sudeste, uma frente fria estacionada causa chuva e mantém a temperatura máxima mais baixa no oeste e sul de Minas Gerais, leste de São Paulo e Rio de Janeiro até o domingo, de uma forma geral os termômetros não passarão dos 27°C nessas áreas. Já entre os dias 10 e 20 de março, o calor volta a predominar na maior parte da região. Não há expectativa de mudanças significativas nas temperaturas noturnas nos próximos 15 dias.

Depois de uma queda nos termômetros na quarta-feira, a partir de hoje São Paulo terá máximas mais elevadas durante boa parte dos próximos 15 dias. Somente no dia 7 e 16 de março, os ventos de sul deixarão a temperatura um pouco mais baixa. O mesmo vale para o Rio de Janeiro, onde a expectativa é de calor na maior parte dos dias, com exceção do dia 8 deste mês.

Comparação com março de 2013
O mês de março do ano passado foi caracterizado pelo excesso de chuva e temperatura máxima bastante baixa em boa parte da região Sul, com termômetros até 3°C abaixo da média. Já no Sudeste não foram registrados grandes desvios neste período. Em relação as mínimas, elas ficaram mais elevadas que o normal em boa parte do Brasil, entre 1°C e 3°C acima do normal, com exceção do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e sul do Paraná, onde as madrugadas foram até 3°C mais frias.

Nenhum comentário: