Total de visualizações de página

11 de março de 2014

Senado discute reta final da Copa

Obras que não ficarão prontas, custo dos estádios, balanço do turismo, imagem do país serão apresentadas nesta terça (11), as 10h no Senado

Se a preparação do Brasil para a Copa 2014 fosse uma partida de futebol, poderíamos afirmar que estamos aos 43 minutos do segundo tempo. Há exatos 2324 dias o país foi anunciado como sede do Mundial da Fifa e qual legado ficará para o nosso país após a grande final do dia 13 de julho no Estádio do Maracanã?

Este será o tom da audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado que vai contar com a presença do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), José Roberto Bernasconi; do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Lamartine Pereira da Costa, do diretor do Portal 2014, Rodrigo Prada e representantes do Tribunal de contas da União (TCU).

De acordo com o presidente do Sinaenco José Roberto Bernasconi, pelo menos 11 das 42 obras de Mobilidade Urbana da Matriz de Responsabilidade não deverão ficar prontas para a Copa. “São obras que fazem parte do compromisso firmado entre governos e que dificilmente ficarão prontas para o Mundial.” lamenta Bernasconi.

Outro ponto que será apresentado pelo diretor do Portal 2014, Rodrigo Prada é o número de reservas de hospedagem nos meses da Copa. “Muitos diziam que os turistas estrangeiros invadiriam o Brasil, mas estes números não se refletem na ocupação de leitos da maioria das sedes. Os resultados de reservas em março de 2014 para o período da Copa é menor do que em outros anos” ressaltou Prada. 

Outro ponto importante, na visão do especialista que acompanha a preparação do país desde 2007 é a questão da imagem do Brasil no exterior. “A Copa é o maior evento de mídia do planeta e neste aspecto estamos perdendo de goleada. De acordo com um levantamento do Portal 2014 durante a Copa das Confederações 80% das matérias sobre Brasil na imprensa internacional não foram positivas”, alerta Prada mostrando que é preciso virar este jogo.

A audiência pública também vai contar com a participação popular, por meio dos canais de comunicação do Senado.

Nenhum comentário: