Total de visualizações de página

24 de janeiro de 2014

Café da manhã está mais caro, revela pesquisa

Levantamento realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), por meio de dados do Índice de Preços nos Supermercados (IPS/APAS/FIPE), aponta que em 2013 o preço do pão com manteiga e café com leite ficou mais caro. 

Em 2013, o pão-francês teve alta de 16% e a manteiga teve elevação de 7,88%, já o leite longa vida registrou aumento de 15,74%. O preço da refeição matinal só não ficou maior diante da queda nos preços do café, que em 2013 registrou retração de 11,51%.

O preço do pão francês vem sendo impactado pelo aumento dos ingredientes de seu preparo, principalmente, no que se refere ao trigo que teve elevação expressiva ao longo de 2013. Aliado a isso, outros custos relacionados à produção vem crescendo, como energia elétrica, mão-de-obra, etc.

A elevação do preço do leite foi em decorrência do aumento nos custos de produção, diante do aumento no custo da ração animal e a redução da quantidade e qualidade do pasto, que afeta a alimentação animal e gera uma menor produção do leite, que reflete nos preços do produto final. E esta elevação dos preços do leite se refletiu nos derivados do leite, como a manteiga, por exemplo.

No caso do café a menor demanda internacional pelo grão favoreceu os preços no mercado externo e interno, contribuindo para um comportamento favorável nos preço do café ao longo de 2013.

A tendência é que os preços nos próximos meses apresentem comportamento mais estáveis, mas o aumento ainda deve ser verificado, embora em menor magnitude.

Nenhum comentário: