Efeito rejuvenescedor é eficaz, mas podem causar alergias e levar à necrose. Dermatologista dá dicas de como usar
Eles têm o poder de rejuvenescer em até 30 minutos ou menos - tempo da aplicação. Por outro lado, o mínimo exagero na dose resulta numa briga inevitável com o espelho. Segundo tipo mais comum de procedimento estético nos Estados Unidos (quase 2 milhões são feitos por ano), os preenchedores faciais estão mais acessíveis nos consultórios dermatológicos. Em consequência, hoje há pacientes viciados no procedimento, um erro que merece alerta por uma série de motivos, adverte o dermatologista Fernando Macedo, da clínica Image, no Campo Belo, em São Paulo.
Segundo o especialista, além dos desastres estéticos que são vistos nas revistas de celebridades, como lábios e maçãs do rosto excessivamente salientes, entre outros exageros, ainda existe a possibilidade de reações do organismo aos produtos usados. A longo prazo, podem deixar marcas, manchas na pele e até gerar necrose do tecido. “Isso é muito mais frequente nos preenchedores não reabsorvíveis pelo organismo, o que torna o ácido hialurônico (que é reabsorvido pelo organismo) o produto mais usado e seguro”.
"Os preenchedores são armas interessantes no combate ao envelhecimento e podem adiar por alguns anos uma intervenção estética e cirúrgica, porém, devem ser usados com cautela e bom senso. Nos Estados Unidos, eles só perdem em popularidade para as aplicações de toxina botulínica", informa o Dr. Macedo.
Multifuncionais, eles podem ser usados em diferentes áreas do rosto, como lábios, contorno da face, rugas, sulcos da face (como o conhecido bigode chinês, por exemplo), maças do rosto, queixo, pescoço, entre outras. "Os lábios e as maçãs do rosto são as duas áreas mais preocupantes e em que podemos ver mais exageros ultimamente. Lábios carnudos demais nem sempre combinam com feições mais delicadas" destaca o dermatologista da Image.
Feitos à base de ácido hialurônico, substância existente no organismo que diminui com o avanço da idade, esses produtos são aplicados nas camadas mais profundas da pele e costumam ser reabsorvidos em 8 a 12 meses, fazendo com que nova aplicação seja necessária após esse período.
“Hoje há no mercado maior variedade de preenchedores de ácido hialurônico; fórmulas com diferentes concentrações, consistência e maleabilidade do produto”, lembra o dermatologista. Apesar de exigir uma técnica mais apurada do especialista, quem ganha é o paciente. "Dessa maneira, além de repor o volume facial, podem atenuar de sulcos profundos a rugas finas, e ainda atuar para uma hidratação intensa e estímulo de colágeno da pele”.
Eles, na verdade, conseguem efeito positivo quando usados de forma correta. É uma arma poderosa para retardar o aspecto envelhecido e cansado do rosto", complementa o dermatologista da Image.
Nenhum comentário:
Postar um comentário