O verão chegou, e os termômetros registram diversas vezes temperaturas acima dos 30°. Para aliviar o desconforto causado pelo calor, muitas pessoas têm optado pelos ventiladores.
Em algumas lojas, a venda desse equipamento chega a triplicar durantes os meses de verão em relação ao inverno, e a expectativa é aumentar ainda mais em 2014.
Segundo João Flávio Mattos, diretor comercial, esse aparelho é muito procurado pelo baixo custo, economia de energia e sustentabilidade, principalmente se comparado ar condicionado, o gasto de energia elétrica pode chegar a 1500 watts, contra 70 watts de um ventilador de teto.
Mattos explica que, ao comprar um ventilador, o consumidor deve ficar atento às características do produto. “Na hora de escolher, muitas vezes a pessoa se coloca abaixo do ventilador e sente diretamente o vento gerado. Mas, se não tiver atenção, ela não consegue perceber que o importante é que o ar se movimente por todo o ambiente e não forme apenas uma corrente para baixo”, alerta o diretor.
Para ele, motores mais possantes permitem a utilização de pás maiores e com maior inclinação, para mover grandes quantidades de ar. Isto só é possível se o motor tiver sido projetado e construído especificamente para ventiladores de teto.
“Ventiladores de teto comuns, do tipo popular, possuem motores de uso geral, ou seja, que são utilizados por vários tipos de aparelhos. Por isso, não movimentam bem todo o ar do ambiente, mas apenas o ar abaixo de suas pás, além de consumirem o dobro da energia dos motores projetados só para ventiladores de teto”, afirma João Flávio Mattos.
Economia de energia
O diretor também dá algumas dicas para economizar energia nesse período do ano, em que o número de banhos aumenta e a utilização de aparelhos para refrescar o ambiente se torna mais frequente. Ele recomenda:
- Reduzir a potência do chuveiro elétrico, pois ele é responsável por até 30% do consumo de energia em uma casa;
- Evitar abrir a geladeira muitas vezes ao dia e verificar a borracha de vedação das portas. Para fazer isso, basta colocar uma folha de papel entre a geladeira e a porta, fechar a porta e puxar. Caso a folha saia com facilidade, é preciso levar o equipamento para a manutenção;
- Não deixar aparelhos eletrônicos ligados no modo stand by e utilizar lâmpadas e eletrodomésticos que trazem selos de eficiência energética, também pode ajudar a diminuir a conta de luz no final do mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário