Total de visualizações de página

31 de janeiro de 2014

Pesquisa revela quando é o melhor momento para comprar passagem aérea mais barata

Melhor mês para viajar é março, quando passagens podem custar, em média, quase 15% menos. Para voar para os EUA, o ideal é marcar o voo com até 6 semanas de antecedência, para o Reino Unido com até 17 semanas e para Itália com até 10 semanas

Apesar de 58% dos brasileiros acharem que o mais indicado para assegurar as melhores tarifas é antecipar as compras das passagens entre 1 e 4 meses, o melhor mesmo é comprar com até 22 semanas de antecedência, ou seja, entre 5 e 6 meses, o que permite uma economia de 5% na comparação com os valores médios dos bilhetes. 

Este é um dos dados revelados por uma pesquisa feita pelo Skyscanner, (http://www.skyscanner.com.br), empresa internacional de busca de viagens de crescimento mais rápido no mundo, que analisou milhões de bilhetes procurados nos últimos três anos para descobrir qual o melhor momento para adquirir passagens aéreas com os preços mais baixos.

O levantamento apontou que o mês mais em conta para viajar é março, período em que o turista pode economizar 14,9% em relação ao preço médio das passagens, e que o período mais econômico é meados de março, quando o custo chega a ser 15,9% menor.

A empresa também avaliou a antecedência ideal para efetuar uma reserva para os destinos muito procurados no exterior e descobriu, por exemplo, que para os Estados Unidos o mês mais barato para voar é março e o mais caro é janeiro, sendo a primeira semana do ano a mais cara e meados de março a mais econômica. 

“Nossa análise indicou que para garantir as passagens mais baratas para os Estados Unidos o melhor é marcar os voos até 6 semanas antes da partida, o que pode garantir uma economia de 28%”, diz Filip Filipov, Diretor de B2B do Skyscanner. 

“Para quem planeja viajar ao Reino Unido a dica é comprar as passagens com até 17 semanas de antecedência, o que pode gerar uma economia de 26%. Já para Espanha o mais adequado é marcar os voos com até 16 semanas de antecipação, enquanto para Itália o melhor é comprar até 10 semanas antes e para Portugal até 19 semanas”, avisa.

O buscador Skyscanner também revelou que quase 56% dos brasileiros afirmam saber quando devem reservar os voos para conseguir comprar as passagens com os menores preços. A análise procurou identificar qual o perfil do turista brasileiro ao pesquisar e comprar seus bilhetes e concluiu que a maioria, 54%, é mais cautelosa e prefere marcar as passagens o mais cedo possível para ter a certeza de conseguir embarcar no voo desejado e de que não está pagando um valor muito acima da média, preferindo não arriscar na expectativa de que os preços irão cair e acabar ficando sem a passagem ou tendo que pagar mais caro. 

Menos de 10% disseram não ter o hábito de ficar checando os preços das passagens e simplesmente preferem fechar a compra quando decidem o destino da viagem, não se importando se pagam mais caro e preferindo não perder tempo com a comparação dos valores das tarifas.

5 dicas para comprar passagens mais baratas

1) Seja esperto ao marcar os voos. Para assegurar as tarifas mais baratas não basta apenas estar atento em quando comprar, mas também como, evitando, por exemplo, as altas temporadas e finais de semana, além de, quando possível e se necessário, optar por voos com escalas ou para aeroportos próximos e escolher companhias aéreas diferentes para os voos de ida e volta.

2) Compare. Usar um site de comparação de preços como o Skyscanner permite avaliar uma grande quantidade de companhias aéreas e agências de viagem, trazendo opções para garantir a melhor compra.

3) Fique atento. Há certos períodos em que os valores das passagens são mais altos que outros, mas estes momentos de pico dos preços diferem de país para país. O Skyscanner permite saber a média dos preços em determinado mês ou durante todo o ano, o que possibilita saber quando há maior procura antes de fazer a reserva.

4) Acompanhe os preços. O estudo do Skyscanner confirma que uma das melhores formas de encontrar uma passagem aérea em promoção é acompanhar as variações das tarifas. O mais indicado é fazer este acompanhamento nos meses anteriores da partida e comprar quando achar que o bilhete está no preço desejado. O aplicativo para Android do Skyscanner disponibiliza widgets que também ajudam, de maneira simples e prática, a seguir os preços.

5) Alerta de preço por e-mail. O Skyscanner oferece um serviço de alerta de preço para monitorar as passagens aéreas promocionais. O serviço funciona de maneira muito simples: basta o usuário configurar o destino e a data que pretende viajar para visualizar o link para “Promoção relâmpago”. Ao clicar e registrar seu e-mail, o usuário é notificado toda vez que ocorrer uma mudança no preço da passagem, ajudando na decisão da melhor hora para comprar a passagem aérea. O serviço é gratuito e podem ser adicionadas várias rotas e datas. 

Nenhum comentário: