Total de visualizações de página

8 de janeiro de 2014

Crianças e férias: como brincar de maneira saudável

Época de férias, tempo de relaxar, descansar, recarregar as energias e brincar. No entanto, quem tem criança em casa sabe que os cuidados com os pequenos não param nunca. E nesta época de atividades e brincadeiras, a atenção deve ser redobrada. O mesmo vale para a saúde, que mesmo no verão requer cuidados específicos.

É o caso das doenças respiratórias crônicas, como asma, que mesmo apresentando menos exacerbações no verão, não deve ser esquecida. Os cerca de 20% das crianças e 7% dos adultos portadores da doença devem manter a rotina de tratamento, bem como as visitas periódicas ao pneumologista.

“Nesta época do ano, podem ser indicados medicamentos preventivos, que serão utilizados mesmo sem a ocorrência de crises. Estes cuidados são importantes para que esta criança tenha uma vida normal, podendo brincar ou correr como qualquer outra. Somente se estiver em crise é que orientamos não fazer esforço físico e procurar o médico”, explica a doutora.

Feito isso, de acordo com a dra. Daniela Wickbold Gancz, membro do Departamento de Pediatria da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), a ideia de que crianças portadoras de asma devem ficar restritas de certas atividades é puro mito.

“Muitas famílias têm medo que as crianças asmáticas tenham contato com areia, brinquem na piscina, andem descalças ou até mesmo tomem sorvete. É muito importante frisar que tudo isso é mito popular. A criança que tem um vírus incubado em seu organismo, pode manifestá-lo justo no dia em que coincidentemente entrou na piscina.”

Embora o inverno ainda seja o grande vilão destes pequenos pacientes, pois facilita a propagação dos vírus, facilitando as infecções e a piora dos sintomas de rinite e asma, no verão o atendimento médico pode ser necessário.

“As crises de asma podem ser desencadeadas por vários motivos, cada criança tem um fator desencadeante. A variação brusca de temperatura não é o único. Contato com alérgenos como o pó, cigarro ou odores fortes também podem desencadear os sintomas”, explica a especialista.

Cuidados dentro e fora de casa
Verão é tempo de brincar fora de casa, longe da televisão ou do videogame. Nem por isso os cuidados com a casa devem ser deixados de lado. Especialmente no caso de famílias com membros asmáticos, vassouras e espanadores devem ser substituídos pelo pano úmido, evitando os produtos de limpeza perfumados e com cheiro forte. Desta maneira, a sujeira e o pó serão retirados sem levantá-los, para não prejudicar os doentes.

Outro problema muito frequente dentro de casa é o fumo. O tabagismo está hoje entre os maiores agravantes do ambiente.
“Uma mãe que fuma na gestação aumenta em 50% da chance de ter um filho asmático”, relata a dra. Daniela.

Nenhum comentário: