Total de visualizações de página

17 de janeiro de 2014

Faça a escolha certa na lancheira e melhore o desempenho do seu filho nas atividades escolares

Especialista dá dicas de como montar uma merenda atrativa às crianças sem perder a qualidade da sua composição

A preocupação com a alimentação dos filhos deve ser estendida também aos lanches que fazem fora de casa: na escola, no clube ou no parque, o café-da-manhã e o lanche da tarde têm que ser saudáveis e seguir uma dieta balanceada para garantir que os pequenos estão se alimentando bem quando estão longe dos pais. 

Porém, sabemos que com a rotina cheia de compromissos fica cada vez mais difícil preparar as refeições intermediárias das crianças com alimentos saudáveis e ao mesmo tempo apetitosos.

A importância de uma boa nutrição nessa idade é grande, pois se não cuidada, pode impactar negativamente no aprendizado, assim como na saúde física e mental. A atenção à alimentação infantil em tempo integral pode evitar a obesidade, presente em 33% das crianças brasileiras segundo dados do Ministério da Saúde. Uma criança que cresce com uma alimentação equilibrada tem menos chances de se tornar um adulto obeso.

“Além disso, a escolha de certos alimentos para a composição da lancheira pode ajudar no desempenho das crianças em suas atividades na escola”, diz Gisele Pavin, coordenadora de nutrição e saúde da Unilever. Para ajudar na hora de escolher o que colocar na lancheira dos pequenos, a tabela nutricional é uma aliada, pois, com ela, é possível avaliar as quantidades dos nutrientes presentes nos alimentos.

De acordo com Gisele Pavin, algumas medidas simples podem tornar a lancheira mais saudável sem prejudicar o sabor e a atratividade de sua composição, e ainda acrescentar benefícios diretos às crianças. 

“Evite bolachas recheadas, salgados fritos ou massas folhadas, como o croissant, que são ricos em gorduras saturadas e trans, e possuem alto teor de sódio e carboidratos refinados. Prefira lanches naturais, frutas e bebidas com baixo teor de açúcar. Algumas opções são: salada de frutas, lanche com peito de peru, cenoura ralada e maionese e uma caixinha de bebida à base de soja, que contém menos açúcar que outras bebidas prontas da categoria, como sucos prontos e néctares”, diz.

Nenhum comentário: