Total de visualizações de página

29 de janeiro de 2014

Trabalho voluntário no exterior é oportunidade mais barata para praticar outro idioma

O intercâmbio voluntário é uma forma de conhecer lugares novos e muito diferentes, além de aprender bastante com a troca de experiência, ajudando quem realmente precisa

Segundo a experimenter Carolina Spisla, que participou do programa de voluntariado na Turquia, o choque cultural foi o que mais a impressionou durante o período. "É difícil se acostumar com uma língua em que não se entende absolutamente nada. Apesar disso, foi incrível perceber como as pessoas são simples e gentis. Foi muito interessante conhecer uma cultura de um país onde 99% da população é muçulmana, coisa que não estou habituada em meu país. Trabalhar na Fundação de Arte Turca foi ainda melhor pois estive em contato direto com culturas seculares e tradicionais do país. Uma vivência inesquecível", aponta.

Já para o experimenter Vinícius Rodrigues, que participou do programa de voluntariado na África do Sul, este tipo de programa é a melhor maneira de fazer novas amizades, conhecer novas culturas e treinar outro idioma. "O contato que eu tive com os animais foi uma oportunidade que eu jamais teria em outro lugar e ter essa experiência na África do Sul foi ainda melhor! O país é muito receptivo e a alegria está sempre presente no sorriso de cada uma daquelas pessoas. Pude conhecer mais sobre os animais presentes no parque, remover possíveis pré-conceitos (hienas são legais!) e passar um tempo incrível com cada um deles. Se eu pudesse dar um conselho a quem está pensando em ir seria "Vá!". Vá com a cabeça aberta a novas experiências que você terá lá (literalmente sem frescuras) e aproveite cada segundo da sua viagem. Algo que percebi foi que muitas pessoas ficavam com saudade e pensando muito na volta ao país de origem e deixaram de aproveitar muitos momentos da viagem, entretanto quando retornam querem voltar a todo momento", comenta.

Para aqueles que desejam passar por essa experiência, os primeiro passo para fazer um intercambio voluntário é atender aos pré-requisitos básicos: ter a idade mínima de 18 anos, ter inglês intermediário, ser comprometido com o trabalho voluntário e ser pró-ativo. Os participantes podem optar pelos programas que mais de identificarem entre: serviços sociais, educacionais, ambientais, culturais, área da saúde e cuidado com animais. Estas atividades podem ser realizadas em mais de 18 países, entre eles África do Sul, Argentina, Chile, Guatemala, Gana, Índia, Irlanda, Marrocos, Nepal, Nigéria, Turquia e muitos outros.

Um grande atrativo dos pacotes de intercâmbio voluntário oferecidos pela Experimento é o baixo custo. Uma viagem de duas semanas pode custar a partir de USD 975, incluindo refeição, acomodação, colocação em um projeto, orientação pré-embarque, orientação de chegada ao país, suporte 24 horas da organização estrangeira, e transporte na chegada.

Para Fernanda Zocchio Semeoni, diretora de produtos da Experimento Intercâmbio Cultural, "o intercâmbio voluntário é um programa voltado para pessoas realmente engajadas em ajudar ao próximo, que têm boa vontade e entendam a importância da ajuda voluntária, por isso a Experimento acredita que o programa é voltado apenas para aqueles que querem ir além", finaliza.

Mais informações acesse: www.experimento.org.br

Nenhum comentário: