O café da manhã é importante para a manutenção da saúde: estudos apontam que até 30% dos brasileiros adultos não realizam esta refeição.
Foto: sxc.hu
A primeira refeição do dia, por sua vez, colabora de maneira decisiva para o consumo adequado de energia e nutrientes, podendo auxiliar na manutenção de um peso saudável e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como Diabetes, Hipertensão e doenças cardiovasculares - DCNTs.
É também uma ótima oportunidade para a ingestão de cálcio, já que nessa refeição há grande disponibilidade de alimentos ricos em cálcio. A não realização do café da manhã está relacionada com índice maior de IMC². Crianças que não fazem o café da manhã apresentam ingestão reduzida de nutrientes como, por exemplo, vitaminas A, E, C, B6, B12, folato, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e fibra alimentar 5.
Os especialistas recomendam que a alimentação deve ser composta por de quatro a seis refeições diárias, distribuídas em três refeições principais (café da manhã, almoço, jantar), com 15% a 35% das recomendações diárias de energia, e em até três lanches intermediários (manhã, tarde e noite), com 5% a 15% das recomendações diárias de energia³.
O café da manhã é ainda mais importante, pois é a primeira refeição do dia após 7-8 horas de jejum. Se a pessoa não come no início da manhã, corre o risco de ter uma ingestão excessiva de alimentos bem maior, como um processo de compulsão no final da manhã ou mesmo no almoço, consumindo alimentos altamente energéticos. O fracionamento adequado da alimentação, o que inclui a realização do café da manhã, é um ponto chave para o controle da fome e da saciedade no decorrer do dia.
Mesmo com a escassez de tempo, é possível incluir alimentos de alto valor nutritivo no café da manhã, como o iogurte, por exemplo. A ingestão de alimentos rico em nutrientes é fundamental para estabelecer hábitos alimentares saudáveis.
Os benefícios e razões para incluir o iogurte no café da manhã
Saiba por que o iogurte é uma ótima opção no café da manhã para começar melhor o dia:
1 Alimento rico em cálcio - O iogurte é um alimento fonte de cálcio (em média 120mg de cálcio a cada 100g), nutriente que exerce papel fundamental na saúde óssea. O consumo de uma porção de iogurte natural por dia oferece 29% da recomendação diária de cálcio.
2 Contém proteínas de alto valor biológico – isso possibilita ao organismo a utilização dos aminoácidos em todas as funções a que as proteínas se destinam, como a formação de membranas celulares, produção de enzimas, hormônios, anticorpos, crescimento e manutenção de tecidos¹.
3 Pode conter probióticos, microrganismos vivos que quando consumidos em quantidades adequadas trazem benefício à saúde. O benefício inerente a todos os tipos de probióticos é o de equilibrar a microbiota intestinal, aumentando a concentração de bactérias benéficas no intestino.
4 Baixo teor de lactose – No iogurte, a lactose (açúcar do leite) é parcialmente fermentada pelas bactérias, podendo ser uma alternativa de consumo de um alimento fonte de cálcio por indivíduos com intolerância à lactose, sem que lhes cause desconfortos gastrintestinais.
5 Consumo regular de lácteos pode auxiliar na prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
6 Iogurte apresenta textura semi-sólida, que combinada com o maior teor de proteína contribui com a sensação da saciedade³.
7 O Ministério da Saúde (MS) recomenda três porções de lácteos por dia. Começar o dia com o iogurte no café da manhã é uma ótima forma de incluir os lácteos na dieta e ter uma vida mais saudável. Atualmente, o brasileiro consome, em média, um terço desse valor³.
8) Iogurte tem alta densidade nutricional, com base no equilíbrio entre a quantidade de nutrientes e calorias que esse alimento oferece. Por isso, apresenta-se como uma escolha inteligente para uma alimentação saudável,, contribuindo para suprir as necessidades diárias de macro e micronutrientes de modo que não agregue muitas calorias.
Segundo a nutricionista, Marcia Vitolo, além do iogurte, outros alimentos como frutas, biscoitos integrais, queijos pasteurizados, bolos simples, mix de castanhas e frutas secas, são bem vindos no café da manhã e durante o dia.
Referências:
Pesquisas
1) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - POF 2008-2009: desnutrição cai e peso das crianças brasileiras ultrapassa padrão internacional:
(http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=1699)
2) Changes in Diet and lifestyle and long-term weight gain in women and men- Dariush Mozaffarian, Tao Hao, Eric Rimm, Walter Willett e Frank Hu;
3) O papel do iogurte na alimentação dos brasileiros - Marle Alvarenga, PhD.
4) O papel do iogurte na alimentação dos brasileiros - Marle Alvarenga, PhD.
Sobre o iogurte
O iogurte é grande aliado da boa saúde e bem-estar. É altamente nutritivo e seus inúmeros benefícios são reconhecidos por estudos científicos: é fonte de cálcio, apresenta alta densidade nutricional e reduzido teor de lactose, ou seja, pode ser consumido por grande parte das pessoas que apresentam intolerância à lactose, de fácil digestão, contribui para o aporte de minerais e vitaminas. De origem milenar, o alimento é obtido a partir da fermentação do leite, resultando em um coalho fino e suave, extremamente saboroso, que ganhou adeptos ao redor de todo mundo. O consumo regular de iogurte é uma boa opção dentro da recomendação do Ministério da Saúde de se consumir três porções diárias de lácteos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário