Os produtos eletrônicos serão a grande aposta deste Natal. Uma pesquisa realizada pelo MercadoLivre em parceria com a Intel mostrou que mais de 70% dos brasileiros online gostariam de ganhar algum tipo de dispositivo eletrônico neste final de ano – entre tablet, smartphone, notebook ou Ultrabook. 37% dos respondentes também disseram que pretendem presentear alguém com um tablet neste Natal. A pesquisa foi realizada em toda a América Latina, por meio da plataforma Oh!Panel, no mês de novembro, e consultou 2 mil consumidores brasileiros.
Foto: sxc.hu
“O brasileiro é um apaixonado por tecnologia, e uma boa parcela aproveita o final de ano para presentear a si mesmo ou a algum ente querido com um produto tecnológico”, avalia Carlos Augusto Buarque, gerente de marketing da Intel Brasil. “Mas o ideal é que o consumidor tenha em mente qual será o uso do dispositivo computacional e pesquise antes de comprar, para não investir em um produto que no dia a dia não irá atendê-lo. Se ele quer um tablet, precisa tirar as dúvidas com o vendedor sobre processador, velocidade, tipos de conexão com a internet, entre outros requisitos”.
Vale destacar que entre os atributos considerados essenciais na hora da decisão de compra, os consumidores consideram a marca (60,5%), a qualidade (60%), o preço (52,5%) e os recursos dos aparelhos (41%). Para quem vai comprar algum tipo de dispositivo de computação, o processador aparece como um item relevante para 40% dos entrevistados, seguido de garantia oferecida (28,5%), hardware (26%) e duração de bateria (23,5%).
Os eletrônicos também são os preferidos não só na hora de receber presentes, mas também na hora de presentear: 63% dos participantes pretendem dar algum tipo de produto eletrônico de presente neste Natal. Entre estes consumidores, os presentes mais considerados são os telefones celulares/smartphones (48%) e os tablets (37,5%). Computadores – sejam eles desktops, notebooks, Ultrabooks ou dispositivos 2 em 1, somam 26,5% das intenções de compra.
Comprar online é a opção preferida
A comodidade de comprar online e receber os presentes em casa, aliado a uma boa variedade de ofertas e bons preços tem atraído muitos brasileiros para o comércio eletrônico. Mais de 80% dos respondentes pretendem realizar pelo menos parte de suas compras pela Internet, e 87% acredita que é na rede que eles encontrarão os melhores preços. A grande maioria pretende fazer suas compras em sites do tipo marketplace (shoppings virtuais), como o MercadoLivre.
“O Natal é a nossa data mais importante e, certamente, assim como identificamos nas últimas pesquisas, os produtos tecnológicos devem se destacar mais uma vez”, aponta Leandro Soares, diretor do Marketplace do MercadoLivre no Brasil.
Cartão de crédito (57%) e boleto bancário (26,5%) são as formas de pagamento preferidas, e cerca de 50% pretendem realizar suas compras à vista. As três semanas antes do natal concentrarão 73% das compras deste natal.
Quem pretende comprar produtos eletrônicos pretende gastar com presentes entre R$ 501,00 e R$ 1.000,00 (29%), R$ 201,00 e R$ 500,00 (25,5%) ou até mesmo entre R$ 1.001,00 e R$ 2.000,00. 9,2% acreditam que irão gastar mais de R$ 2.000,00 em presentes. Os presentes mais caros serão oferecidos para o cônjuge (31,5%), filhos (23%) e mães (22%). Os presentes mais baratos ficarão reservados para o próprio comprador (24%), colegas de trabalho/escola/clube (20%), amigos (17,5%) e para os sogros (10,5%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário