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13 de dezembro de 2013

Mais de 40% dos brasileiros querem abrir o próprio negócio

Coworking é o ponto de partida para quem quer empreender no Brasil. Espaço de trabalho adequado impacta produtividade

Foto: sxc.hu 
O número de brasileiros que sonha em ter o próprio negócio é impressionante e cresce a cada ano. De acordo com a GEM – Global Entrepreneurship Monitor – pesquisa internacional que avalia o empreendedorismo no mundo a partir de indicadores comparáveis, 43.5% dos brasileiros desejam de ter o próprio negócio. Além disso, 30% da população adulta, com idades entre 18 e 64 anos, já está envolvida no desenvolvimento de negócios próprios. São 37 milhões de pessoas, somente no Brasil.

Com o empreendedorismo em alta, surge a necessidade de um espaço adequado para trabalhar e fazer negócios. A primeira opção dos empreendedores em inicio de carreira é o home-office, no entanto, o ambiente de trabalho interfere diretamente no sucesso das transações, com impactos na produtividade.

O perfil pessoal deve ser levado em conta nesse caso, mas dependendo de como o profissional se adapta, o home-office pode resultar num ambiente pouco produtivo e que interfere na criação de uma rotina de trabalho. Bruna Lofego, que em 2010 criou a CWK Coworking, rede de escritórios compartilhados que já atua em Minas Gerais e São Paulo, explica que o principal fator para os donos de novos negócios optarem pelo sistema home-office é a falta de recursos, o que acaba se transformando num empecilho para que diversas pequenas empresas possam ter seu ponto de partida. 

“Começar um negócio do zero é um grande desafio, que exige muito planejamento e dedicação. Os recursos financeiros reduzidos influenciam diretamente os novos empreendedores, que geralmente precisam manter os custos sob rédeas curtas e assim, optam por trabalhar de casa. O problema é que fica complicado fazer uma reunião formal com clientes ou investidores num ambiente caseiro e é nessa hora que os espaços de coworking se transformam numa solução prática e flexível para quem está começando e precisa de um local para trabalhar, mas não pode assumir todas as despesas que envolvem abrir um escritório próprio".

Tendência mundial, os escritórios de coworking têm cada vez mais procura, especialmente nas grandes cidades, por oferecerem um conjunto de serviços com bom custo-benefício aos empreendedores. Os espaços contam com mobiliário ergonômico, internet, impressoras de alta performance, boa localização, recepcionista, telefonista, copeira, motoboy e outras opções de suporte que se adaptam às necessidades de cada negócio. 

“Além da infraestrutura o inicio da utilização do espaço é imediato e não exige investimento inicial, o que é perfeito para profissionais freelancer, startups, pequenas incubadoras e grupos de trabalho. Desde a chegada do sistema de coworking ao Brasil, os empreendedores ganharam mais um motivo para fazer do sonho uma realidade", completa Bruna, que em 2010, numa ação empreendedora, abriu a primeira CWK em Belo Horizonte e dois anos depois, em 2012, ao lado da irmã, Paula Camanho, expandiu as atividades para São Paulo.

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