Total de visualizações de página

4 de dezembro de 2013

ONU lança campanha para marcar dia contra a corrupção

A campanha “Zero Corrupção – 100% Desenvolvimento”, criada pelo estudante ruandês Loic Christian Muhunde, de 24 anos, foi uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para marcar o Dia Internacional contra a Corrupção, em 9 de dezembro.

Foto: sxc.hu
Para Yury Fedotov, resistir à corrupção
é essencial para construir uma
cultura de prevenção e integridade
As agências criaram uma competição onde jovens formulariam uma campanha de conscientização sobre os efeitos corrosivos da corrupção no desenvolvimento, reconhecendo o papel fundamental da juventude na construção de um futuro sólido e honesto.

A mensagem, simples e universal, reforça a ideia de que o desenvolvimento só pode prosperar quando a sociedade combater as causas fundamentais da corrupção.

O objetivo da campanha é reunir a sociedade nesta luta e servir como um alerta global para a ação contra a corrupção, além de conscientizar a população sobre a Conferência dos Estados-Parte da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC). Tomar de volta o que é perdido para líderes corruptos é responsabilidade de todos.

O diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, ressaltou que é necessário que todos levantem suas vozes contra a corrupção para obter o verdadeiro sucesso. “Precisamos de uma coalização de governos, de uma comunidade empresarial, uma sociedade civil, de acadêmicos e mídia fortes e sólidas para resistir à corrupção e construir uma cultura de prevenção e integridade.”

O chefe da delegação do PNUD no Panamá, Patrick Keuleers, acrescentou que “esta campanha coloca um rosto humano sobre o custo da corrupção. Se apenas 10% do dinheiro perdido com a corrupção fosse canalizado de volta para o desenvolvimento, seria o suficiente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até os prazos de 2015”.

Nenhum comentário: