Total de visualizações de página

17 de dezembro de 2013

Sistema Cantareira está com nível mais baixo desde 2004

Maior reservatório de água do Estado de São Paulo operava abaixo de sua capacidade

Foto: divulgação
Com o aumento do calor nesta época, o consumo de água aumenta. Para os técnicos que monitoram as reservas de água para o abastecimento da região da cidade de São Paulo, esta tendência natural é sempre preocupante, especialmente quando há pouca água ou reservas muito abaixo do normal para esta época do ano.

Nesta segunda-feira (16), o Sistema Cantareira, principal reservatório para o abastecimento de água para a cidade de São Paulo, estava com apenas 30% de armazenamento, em relação à sua capacidade total. O valor é menor do que o registrado em 16 de dezembro de 2012 e muito abaixo dos 69% de armazenamento observado em 16 de dezembro de 2011.

A situação é preocupante: o volume de água no Cantareira atualmente é o mais baixo dos últimos 10 anos. Em 16 de dezembro de 2004, conforme registro conferido no site da Sabesp, o volume armazenado era de apenas 29,8%.

A média de chuva na região para dezembro é de aproximadamente 227 mm e até o dia 16 só havia chovido 44 mm. Estamos apenas começando o período chuvoso normal na região da Grande São Paulo e ainda há tempo para recuperação. A previsão indica mais chuva a partir da tarde de sexta-feira, com a chegada de uma nova frente fria. 

Nenhum comentário: