Maior reservatório de água do Estado de São Paulo operava abaixo de sua capacidade
Foto: divulgação
Com o aumento do calor nesta época, o consumo de água aumenta. Para os técnicos que monitoram as reservas de água para o abastecimento da região da cidade de São Paulo, esta tendência natural é sempre preocupante, especialmente quando há pouca água ou reservas muito abaixo do normal para esta época do ano.
Nesta segunda-feira (16), o Sistema Cantareira, principal reservatório para o abastecimento de água para a cidade de São Paulo, estava com apenas 30% de armazenamento, em relação à sua capacidade total. O valor é menor do que o registrado em 16 de dezembro de 2012 e muito abaixo dos 69% de armazenamento observado em 16 de dezembro de 2011.
A situação é preocupante: o volume de água no Cantareira atualmente é o mais baixo dos últimos 10 anos. Em 16 de dezembro de 2004, conforme registro conferido no site da Sabesp, o volume armazenado era de apenas 29,8%.
A média de chuva na região para dezembro é de aproximadamente 227 mm e até o dia 16 só havia chovido 44 mm. Estamos apenas começando o período chuvoso normal na região da Grande São Paulo e ainda há tempo para recuperação. A previsão indica mais chuva a partir da tarde de sexta-feira, com a chegada de uma nova frente fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário