Saiba como aproveitar seu 13° da forma correta sem ter que começar o ano novo endividado.
Foto: sxc.hu
Chegou a época do ano que todos os brasileiros esperam ansiosamente: o momento de receber o 13º salário. Esse dinheiro extra que vem no final do ano é a oportunidade que muitas pessoas encontram para realizarem as compras de natal sem peso na consciência. Porém, é exatamente nessa hora que cometemos o grande erro de iniciar um ano novo cheios de dívidas acumuladas.
O cidadão deve refletir antes de decidir qual será o destino do 13º salário. O dinheiro extra não deve ser gasto sem planejamento, pois isso pode acabar criando surpresas desagradáveis no começo do ano seguinte. É claro que esse dinheiro pode ser gasto com as festas e com viagens de férias, mas isso deve ser feito apenas por pessoas que estejam com suas contas em dia.
Uma pesquisa do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos apontou que 78 milhões de brasileiros têm direito ao 13º salário em 2013. O número é expressivo e, por isso, vamos apontar aqui algumas alternativas para que as pessoas possam aproveitar melhor o 13º salário.
Como planejar o uso do 13º salário
Especialistas em economia afirmam que o trabalhador deve utilizar seu 13º salário prioritariamente para pagar dívidas antigas. Quem tem carnês acumulados, dívidas do cartão de crédito ou limite estourado no cheque especial precisa urgentemente quitar os valores devidos e, para isso, o 13º salário pode ser uma alternativa muito inteligente. Não há nada melhor do que começar um ano novo sem o peso das dívidas antigas.
Em segundo lugar, o 13º salário deve ser utilizado em investimentos que possam trazer bons resultados a médio e longo prazo. Isso significa que o trabalhador precisa pensar no futuro e empregar o seu dinheiro extra em seu próprio desenvolvimento profissional. Nesse sentido, utilizar o 13º salário para fazer novos cursos de qualificação profissional é uma alternativa interessante, pois pode trazer oportunidades de crescimento profissional no ano seguinte, e até quem sabe uma promoção.
Para escolher a melhor forma de gastar seu 13º salário, é necessário que o trabalhador analise a sua situação orçamentária. Coloque todas as dívidas no papel e veja quais delas você pode pagar com o 13º salário.
Para os trabalhadores que não têm dívidas, uma sugestão bastante inteligente é separar parte do 13º salário e aplicar na Poupança ou em outros investimentos, como os Títulos do Tesouro Nacional, por exemplo.
O mês de dezembro também é a hora certa para pensar em todas as despesas do começo do ano, como IPVA, material escolar, entre outros. Separe parte do 13º salário para garantir o controle do orçamento familiar.
Investindo o 13º salário em negócios digitais
Para os brasileiros que estiverem com as contas em dia e que tenham uma reserva de dinheiro, também é possível pensar no 13º salário como um dinheiro para ser aplicado num negócio próprio. Nesse momento, os negócios digitais aparecem como uma ótima oportunidade de mudar de vida.
Atualmente, é possível investir em negócios online, que são mais baratos que as empresas convencionais e podem render um bom dinheiro. Existem diversas opções, como sites, blogs, lojas virtuais, franquias de lojas virtuais, infoprodutos, marketing de afiliados, e tantas outras oportunidades de negócios digitais em ascensão.
Também é possível utilizar o dinheiro do 13º salário para iniciar sua própria StartUp. Se você tem uma ideia criativa para um novo aplicativo ou alguma solução interessante para o universo digital, essa pode ser a sua chance de transformar uma ideia e um pequeno capital de investimento em um projeto que pode garantir a sua estabilidade financeira para o resto da sua vida.
Todas essas sugestões mostram que o 13º salário deve ser usado de forma inteligente. Afinal, os trabalhadores brasileiros esperam o ano inteiro por esse dinheiro extra e, quando ele vem, é preciso aplicá-lo com bom senso, planejamento e sabedoria! Mude a sua relação com o dinheiro e faça com que ele trabalhe a seu favor, e se quiser dicas de como ganhar dinheiro na internet acesse www.dinheironainternet.blog.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário